A Comissão Europeia lança uma consulta pública sobre a forma como a Europa deve promover a inovação digital no setor da saúde e dos cuidados, para benefício dos cidadãos e dos sistemas de saúde europeus.

Os resultados desta consulta pública contribuirão para uma nova política de comunicação que deverá ser adotada até ao final de 2017, conforme anunciado na recente revisão da estratégia da Comissão para o Mercado Único Digital.

A consulta irá recolher informações sobre três pilares principais:

  1. O acesso seguro dos cidadãos aos seus dados de saúde e a possibilidade de os partilhar além-fronteiras, esclarecendo os direitos dos cidadãos e reforçando a interoperabilidade dos registos de saúde eletrónicos na Europa;
  2. A conectividade e a partilha de dados e conhecimentos especializados para fazer avançar a investigação, para personalizar a saúde e os cuidados e para antecipar melhor as epidemias;
  3. A utilização dos serviços digitais para promover a autonomização dos cidadãos e os cuidados integrados e centrados nas pessoas.

Cidadãosorganizações de doentesprofissionais de saúde e de cuidadosautoridades públicasinvestigadoresindústriasinvestidoresseguradoras e utilizadores de ferramentas digitais no domínio da saúde são todos convidados a dar a sua opinião através do Inquérito da UE até 12 de outubro de 2017.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/digital-inovation-health_pt