botao_plasticosA Europa encara de frente o problema dos resíduos de plástico e coloca o debate sobre a reciclagem na ordem do dia com uma campanha de sensibilização no Mercado de Setúbal e um diálogo com os cidadãos sobre a Estratégia Europeia para os Plásticos na Casa da Baía (Setúbal).

No dia 11 de outubro, a Representação da Comissão Europeia em Portugal realizou, em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com o projeto Ocean Alive (de proteção dos oceanos) e com o Instituto Politécnico de Setúbal, uma ação de sensibilização para a Estratégia Europeia para os Plásticos, no Mercado de Setúbal e em estabelecimentos comerciais na zona.

Inserida na Estratégia Europeia para os Plásticos, o objetivo da campanha é sensibilizar os responsáveis dos estabelecimentos comerciais e os cidadãos em geral para a necessidade de mudar os hábitos no uso de plásticos como palhinhas, copos ou colheres de café.

A campanha passou pelos seguintes locais:

• Rock a lot  (café esplanada junto à praia da Saúde) – Rua da Saúde
  • Moscatel de Setúbal Experience- Praça do Bocage, 49
  • Mercado – Avenida Luísa Todi, 163
  • Pancada do Mar – Rua Praia da Saúde, 15l
  • Natur Loja – Avenida Luísa Todi, 123
  • Gelataria Valenciana – Largo da Misericórdia, 4

No mesmo dia, às 15 horas, organizou, em conjunto com o projecto Ocean Alive, a Câmara Municipal de Setúbal e a CCDR Lisboa e Vale do Tejo, um Diálogo com os Cidadãos sobre a Estratégia Europeia para os Plásticos.

O «Diálogo com os Cidadãos» sobre a Estratégia Europeia para os Plásticos contou com a presença do Diretor-Geral do Ambiente, da Comissão Europeia, Kestutis Sadauskas, Raquel Gaspar, do projeto Ocean Alive, do Presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominuinhos e um representante da Comissão Coordenadora da Região de Lisboa e Vale do Tejo. A moderação do debate ficou a cargo da jornalista Carla Castelo, da SIC.

O debate decorreu na Casa da Baía, Av. Luísa Todi, 468, em Setúbal.

A Europa está a encarar de frente o problema dos resíduos de plástico com uma nova estratégia ambiciosa que propõe tornar todas as embalagens de plástico recicláveis ou reutilizáveis até 2030. Integrando o processo de transição para uma economia mais circular, o objetivo consiste em reduzir a poluição, fomentando ao mesmo tempo o crescimento e a inovação.