bandeira-cidadaosA «Declaração Schuman» foi proferida pelo Ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman, a 9 de maio de 1950. Na União Europeia, todos os anos, a 9 de maio – Dia da Europa – festeja-se a paz e a unidade do continente europeu. A Representação da Comissão Europeia em Portugal organiza as comemorações do Dia da Europa no nosso país. Este ano, a data reveste-se de importância especial na medida em que se assinalam os 60 anos da assinatura dos Tratados de Roma.

As celebrações deste ano, no dia 9 de maio, iniciam-se com:

09h30 – Lisboa, Fundação Champalimaud: abertura da Bolsa do Empreendedorismo 2017: #InvestEU – #UEmpreende: das ideias ao investimento – Programa

Com o tema #InvestEU – #UEmpreende: das ideias ao investimento, a Bolsa do Empreendedorismo 2017 tem por objetivo proporcionar a potenciais empreendedores interessados em desenvolver as suas ideias, projetos ou empresas, uma plataforma de interação e de contacto com as entidades, instituições e pessoas que apoiam o empreendedorismo em Portugal.

Num só dia, a Bolsa oferece diversas comunicações, uma escolha de cerca de 30 apresentações repartidas por 9 workshops temáticos e uma área de exposição e interação com representantes de cerca de 30 entidades parceiras.

Nesta ocasião, serão recebidas e registadas as candidaturas ao Concurso «Canvas – ProjetosQueMarcam 2017» e serão também anunciadas as equipas vencedoras da 4.ª edição do Concurso Elevator pitch – IdeiasQueMarcam.

15h00 – Sintra, News Museum: entrega do Prémio de Jornalismo Fernando de Sousa no News Museum, em Sintra, pelas 15h00.

Este Prémio, que se divide nas categorias «Jornalista» e «Estudante», é atribuído num espírito de respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e no contexto da intenção da Comissão Europeia de melhorar a comunicação entre as instituições da UE e os cidadãos europeus. Nomeados.

21h00 – Mafra, Basílica do Palácio Nacional de Mafra: concerto de seis órgãos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, pelas 21h00. O programa deste concerto incluirá peças de Marc-Antoine Charpentier, António Leal Moreira e Ludwig Van Beethoven. Será ainda tocada por organistas provenientes de seis países europeus uma obra de António Pinho Vargas, especialmente escrita a pedido da Câmara Municipal de Mafrapara a celebração dos 300 anos do Palácio Nacional de Mafra. Trata-se de uma organização da EUNIC Portugal à qual o Gabinete em Portugal do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal se associaram, dado o seu cariz multicultural.