9maio2015_ptO Gabinete de Informação do Parlamento Europeu em Portugal e a Representação da Comissão Europeia em Portugal estão a organizar as comemorações do Dia da Europa que se assinala nos 28 Estados-Membros a 9 de maio.

Este ano, a data reveste-se de importância especial na medida em que se assinalam os 30 anos da data de assinatura da adesão de Portugal às Comunidades Europeias. Em 12 de junho de 1985, Mário Soares, Rui Machete, Jaime Gama e Ernâni Lopes, assinam, por Portugal, o Tratado de Adesão da República Portuguesa à Comunidade Económica Europeia (CEE) e à Comunidade Europeia da Energia Atómica (CEEA) em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos. Portugal torna-se, assim, o 11º membro das Comunidades.

As comemorações do  Dia da Europa começam no dia 8 de maio, em Lisboa, com uma Conferência sobre Oportunidades de Emprego Jovem (Evento aberto ao público mediante inscrição prévia até 06/05/2015), com a presença da Comissária Europeia responsável pela pasta do emprego, Marianne Thyssen, e do ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, que decorrerá durante a manhã no auditório Cardeal Medeiros da Universidade Católica. A organização é da Representação da Comissão Europeia em Portugal e conta com o apoio da Universidade Católica e da Agência para o Desenvolvimento e Coesão.

As celebrações prosseguem no dia 9 de maio, desta vez com a presença, entre outros, do Comissário Europeu responsável pela pasta da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, e do Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Bruno Maçães, no Centro Cultural de Belém com um programa de atividades lúdicas, informativas e solenes das quais se destaca:

•  11h00 – Inauguração da Exposição Itinerante do Ano Europeu do Desenvolvimento 2015. (Martim Moniz, Lisboa)
  • 12h00 – Entrega dos prémios do concurso escolar “Sonhar e Construir a Europa” organizado no âmbito do projeto. (Centro Cultural de Belém – Sala Luís de Freitas Branco)
  • 16h30 – «À conversa com Carlos Moedas» e entrega dos prémios do concurso de empreendedorismo “Canvas”. (Centro Cultural de Belém – Sala Luís de Freitas Branco)

O espaço do Centro Cultural de Belém será animado com atuações do Chapitô e da Orquestra Nova Geração. Estará patente uma tapeçaria produzida pelos alunos de Belas Artes da Universidade Lusófona que organizarão e animarão também uma pintura coletiva. Serão projetadas curtas-metragens sobre casos de sucesso de criação de emprego, mediante a atribuição de fundos do FSE e realizar-se-á a sessão de encerramento da iniciativa «Pensar Europa».