9 de Outubro de 2014 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº4 31/10/14, BREVE OUTUBRO
O projeto AQUAEXCEL, financiado pela UE, está a promover uma rede de investigação que liga os cientistas no domínio da aquicultura de toda a Europa e que os aquicultores podem utilizar para aumentar a sua competitividade e a das economias das comunidades costeiras.
O projeto AQUAEXCEL proporciona aos investigadores da UE e países associados o acesso a centros de excelência de investigação de aquicultura e a recursos em toda a Europa, incluindo locais para testes, bancos de dados de genómica e sistemas de imagiologia.
Alguns projetos testaram a possibilidade de substituir a farinha de peixe e o óleo de peixe por ingredientes alternativos, como o óleo de avelã, os insetos e as microalgas. Pretende-se obter um melhor controlo da gordura e textura da carne, bem como reduzir os fatores de produção e limitar a poluição do ambiente local. O trabalho do AQUAEXCEL inclui a harmonização e normalização dos recursos de investigação em toda a Europa, nomeadamente através do desenvolvimento de modelos e métodos experimentais que ajudam os cientistas desta área a coordenar os seus trabalhos de investigação.
O projeto está a desenvolver e utilizar o que os cientistas chamam «linhas isogénicas» para o salmão, a carpa, o robalo e a truta. Estes grupos geneticamente idênticos de determinadas espécies de peixes tornam mais fácil para os cientistas a reproduzir as suas experiências.
Para mais informações:
http://www.aquaexcel.eu/