27 de Março de 2017 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº3 31/03/2017, BREVE MAR/17
A Comissão Europeia apresentou uma iniciativa ao abrigo do programa Erasmus+, designada «Move2Learn, Learn2Move», que aumenta o apoio da aprendizagem e da mobilidade dos jovens europeus. Esta iniciativa permitirá a pelo menos 5 mil jovens cidadãos viajar para outro país da UE de uma forma sustentável – individualmente ou em conjunto com a sua turma de escola.
Esta iniciativa única, ligada ao 30.º aniversário do programa Erasmus, coaduna-se com duas prioridades centrais da Comissão: renovar o apoio à juventude europeia e facilitar a mobilidade dos cidadãos da UE, particularmente uma mobilidade de baixas emissões.
A iniciativa «Move2Learn, Learn2Move» baseia-se numa ideia apresentada pelo Parlamento Europeu em 2016. Será implementada através da eTwinning, a maior rede de professores do mundo. Parte integrante de Erasmus+, permite aos professores e alunos em toda a Europa desenvolver projetos em conjunto através de uma plataforma em linha.
A iniciativa estará aberta a todas as turmas escolares com alunos de idade igual ou superior a 16 anos que participem na plataforma eTwinning.
São convidadas a indicar se desejam ser abrangidas pelo sorteio de bilhetes de viagem gratuitos que serão atribuídos aos melhores projetos de eTwinning em cada país participante.
A inclusão social será um critério importante na seleção dos melhores projetos. Uma vez escolhidos os vencedores, as viagens poderão ter lugar de agosto de 2017 até dezembro de 2018, numa data à sua discrição.
Os alunos podem viajar ou em grupo, inseridos numa viagem de estudo, ou individualmente, consoante a decisão tomada pelos pais e professores.
Todos os modos de transporte, operadores e linhas podem ser selecionados, tendo em conta critérios de sustentabilidade, os pontos de partida e de destino dos alunos participantes.
Alguns operadores estão a apoiar a iniciativa através da oferta de um desconto especial aos participantes.
Estes operadores são: Aegean Airlines, Air Dolomit, ALSA Grupo, Azores Airlines, Brussels Airlines, Comboios de Portugal, Croatia Airlines, Deutsche Bahn, Hahn Air, Iberia Express, Interrail, Luxair, Naviera Armas, Olibus, SNCF, Transferoviar Calatori, Trenitalia, Vueling e Westbahn.
A Comissão encoraja outros operadores a aderir à iniciativa.
Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/move2learn-learn2move_pt