Bolsa de Empreendedorismo 2016De 25 de janeiro até 21 de fevereiro, todos aqueles que possuam uma ideia de negócio podem candidatar-se à 3ª edição do concurso «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam», organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal.

A Representação da Comissão Europeia atribui dois prémios, no valor de 5.000 € cada, aos vencedores nas categorias «Projetos nascentes» e «Projetos consolidados». Para além disso, toda a formação e acompanhamento especializado que as equipas selecionadas recebem durante o concurso constituem também um valor acrescentado para os seus projetos. Outros prémios ou benefícios que possam vir a ser oferecidos por parceiros serão anunciados na altura apropriada.

«Elevator Pitch – Ideias Que Marcam» – Calendário:

• Candidaturas ao concurso: de 25 de janeiro a 21 de fevereiro;
  • Cinco módulos de formação: de 7 a 11 de abril (das 18h00 às 21h00):
  • Sessões de coaching: de 4 a 8 de abril;
  • Final do concurso (apresentação ao júri): 5 de maio (a confirmar);
  • Anúncio dos vencedores e entrega dos prémios: 9 de maio.

O concurso, «Elevator Pitch – Ideias que Marcam», pretende ajudar a consolidar ideias com novas soluções para o mercado, capazes de promover o investimento, dinamizar o crescimento e criar emprego.

Depois de se inscreverem na iniciativa, todos os candidatos selecionados receberão formação e ajuda para desenvolver as suas ideias e para preparar a sua apresentação de forma clara, sucinta e eficaz.

A formação centra-se em competências essenciais para empreendedores e em coaching personalizado e inclui o acesso a uma rede de contactos de diversos parceiros e informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu.

Após o processo de formação, os participantes deverão ser capazes de, em apenas dois minutos, conseguir motivar potenciais investidores a querer saber mais sobre o seu projeto, sendo que, no final do concurso, são escolhidos os dois vencedores.

Este concurso é a primeira fase de uma iniciativa mais alargada – a Bolsa do Empreendedorismo 2016 –, que integra, além do concurso de ideias «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam», o evento «Bolsa do Empreendedorismo», que terá lugar a 9 de maio, e o concurso de empreendedorismo «Canvas – Projetos que Marcam», lançado também nesse dia.

«Bolsa do Empreendedorismo 2016» reunirá, a 9 de maio (o Dia da Europa), num só lugar, responsáveis pela gestão de fundos comunitários, incubadoras empresariais, business angels, bancos, empresas e potenciais empreendedores. Durante o evento serão revelados, ainda, os vencedores do Concurso «Elevator Pitch – Ideias Que Marcam».

União Europeia e a aposta no empreendedorismo

Uma das principais prioridades da Comissão Europeia é fazer com que a Europa volte a investir, a crescer e a criar emprego. Por isso, é importante continuar a promover o empreendedorismo de sucesso e ajudar todos os interessados a levar as suas ideias da fase de «laboratório» ao mercado. É neste contexto que a Representação da Comissão Europeia em Portugal promove a Bolsa do Empreendedorismo, uma iniciativa que pretende envolver o maior número de entidades, instituições e pessoas que fazem parte do ecossistema do empreendedorismo em Portugal.