- Europe Direct Bragança - http://europedirectbraganca.ipb.pt/wp -

A União Europeia

A União Europeia é uma família de países democráticos europeus, empenhados num projecto comum de paz e prosperidade. Não se trata de um Estado que pretende substituir Estados existentes, mas vai além de qualquer outra organização internacional. Na realidade, a União Europeia é única. Os Estados-Membros criaram instituições comuns a que delegam parte da sua soberania para que as decisões sobre questões específicas de interesse comum possam ser tomadas democraticamente a nível europeu. Esta partilha de soberania é também designada por “Integração Europeia”.

As raízes históricas da União Europeia residem na Segunda Guerra Mundial. A ideia de integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a ser realidade. Foi proposta pela primeira vez por Jean Monnet e apresentada pelo Ministros dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efectuado em 9 de Maio de 1950.

Através do conteúdo das páginas que elencamos neste menu e dos links que identificamos, convidamo-lo a prosseguir a sua visita, na certeza da obtenção de informação explícita sobre: