11 de Outubro de 2016 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº9 31/10/2016, BREVE OUT/16
O «Centro Bio: Bioindústria, bio refinarias e bio produtos», um projeto da empresa BLC3, sediada em Oliveira do Hospital, é o vencedor do Prémio da Comissão Europeia RegioStars na Categoria «Crescimento Sustentável: Economia Circular».
O anúncio foi feito no dia 11 de outubro, na cerimónia de entrega dos Prémios RegioStars 2016, em Bruxelas.
Promovidos pela Comissão Europeia, os RegioStars são abertos a todas as regiões da União Europeia, apresentando projetos que tenham beneficiado de investimentos desde 1 de Janeiro de 2000.
«Estou especialmente contente por Portugal ganhar o prémio RegioStars numa das categorias. O Centro Bio é sobre reciclagem, uma temática que é muito importante para o nosso planeta e para os nossos cidadãos. Além disso, este projeto mostra que a inovação funciona não apenas nas grandes cidades, mas também nas zonas rurais. E é algo que representa o futuro para todos nós.» Afirmou a Comissária europeia de Política Regional, Corina Cretu.
«O projeto centro bio foi lançado com o apoio dos fundos estruturais e de investimento. Sem este apoio e financiamento não seria possível chegarmos a este nível. O Centro Bio é uma infraestrutura tecnológica para desenvolver conhecimento e para desenvolver a solução da resolução dos grandes incêndios florestais», afirmou João Nunes, fundador da Associação BLC3.
O projeto da região centro do país, que representa um investimento público-privado de 9,2 milhões de euros, já ganhou três prémios de excelência, deu impulso para a criação de 24 subprojectos de Investigação e Desenvolvimento, viu a criação de quatro spin-offs e de seis novas empresas, bem como de um investimento de 125 milhões de euros (acompanhado pelo Banco Europeu de Investimento).
Também apoiou a criação da All – Associação Portuguesa de Bio-economia e Economia Circular, fazendo a ligação entre a sociedade e as partes interessadas, assim como a criação de 38 projetos de empreendedorismo académico, envolvendo 2360 jovens.
O concurso RegioStars é lançado anualmente com o objetivo de reconhecer as boas práticas no desenvolvimento regional e de distinguir os projetos inovadores apoiados pelos fundos da política de coesão da União Europeia que tenham um impacto positivo na vida dos cidadãos.
Os critérios de seleção são:
- a inovação;
- o impacto;
- a sustentabilidade;
- e a parceria.
Em sintonia com as prioridades da Comissão Europeia, liderada por Jean-Claude Juncker, os projetos distinguidos centram-se no crescimento e investimento, através de políticas visionárias que conduzam a um crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo.
Vários projetos portugueses foram já distinguidos com este prémio em anos anteriores. Em 2014, o projeto «Art on Chairs» venceu a categoria de crescimento inteligente; em 2013, na mesma categoria, foi a vez do UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto e de Portrait; e em 2011, o projeto do Funchal CIVITAS MIMOSA arrecadou o prémio na categoria de CityStar, Transportes Urbanos Limpos Integrados.
CONTEXTO:
A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no âmbito da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, momento em que as atenções se focam nas boas práticas e no desenvolvimento regional e urbano, sensibilizando os decisores políticos para o facto de as regiões e os municípios terem uma palavra a dizer na elaboração das políticas da União Europeia.
A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios assinala-se de 10 a 13 de outubro, em Bruxelas, através de um evento público de quatro dias, durante o qual funcionários das administrações das regiões e dos municípios, bem como peritos e académicos, podem trocar boas práticas e conhecimentos sobre o desenvolvimento regional e urbano.
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/portugal/news/portugaise-project-wins-eurostars-2016_pt