Presidencia eslovaquiaA Presidência rotativa do Conselho Europeu será assumida pela Eslováquia a partir de 1 de julho de 2016, como sucessora da Presidência neerlandesa, que conclui o mandato de seis meses.

A Presidência neerlandesa do Conselho Europeu, iniciada em janeiro de 2016, coincidiu com a atividade do «trio» responsável pelo exercício da função, constituído pelos Países Baixos, Eslováquia e Malta. Ao fim dos primeiros seis meses, a sucessão da presidência cabe, assim, à Eslováquia.

Para além da cooperação com os Países Baixos e Malta, a Presidência eslovaca passará por uma estreita colaboração com o Presidente permanente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e com a Alta Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Federica Mogherini.

A Eslováquia passará a ser o Estado-Membro representante do Conselho da UE na relação com outras instituições europeias, responsável pela organização e acolhimento dos encontros do Conselho da União Europeia e pela presidência das instâncias preparatórias do Conselho na área do comércio e desenvolvimento, assim como do Grupo dos Conselheiros das Relações Internacionais, Grupo do Terrorismo (âmbito internacional), Grupo da Aplicação de Medidas Específicas de Combate ao Terrorismo, Grupo dos Assuntos Consulares, Grupo do Direito Internacional Público e o Grupo do Direito do Mar.

Presidência da Eslováquia irá terminar em dezembro de 2016, iniciando-se em janeiro do próximo ano a Presidência de Malta.

Para mais informações:
http://www.eu2016.sk/en