2 de Março de 2015 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº3 31/03/2015, BREVE MAR15
A Comissão Europeia, através do Programa RTE-T, destinará mais de 150.000 euros ao desenvolvimento de políticas nacionais de desenvolvimento para a utilização de gás natural liquefeito (GNL) no transporte rodoviário de mercadorias português.
O GNL é um combustível mais ecológico e barato, alternativo ao combustível convencional, que pode contribuir para a redução dos vagões de mercadorias nas principais estradas europeias.
Esta iniciativa faz parte de um projeto mais vasto que visa o desenvolvimento de um plano de ação integrado no domínio da energia para a diversificação do combustível no setor dos transportes. Definirá um quadro de política nacional para acelerar a utilização do GNL como combustível alternativo no transporte de mercadorias em Portugal.
O projeto conta com o apoio de intervenientes do setor público, fornecedores de energia, fabricantes de automóveis, empresas de transporte de mercadorias, assim como de organizações fortemente empenhadas em projetos importantes de GNL.
O projeto foi selecionado para financiamento da UE mediante parecer de peritos externos ao abrigo do Convite anual à apresentação de propostas RTE-T de 2013, na prioridade «Descarbonização/substituição do petróleo e redução dos custos ambientais».
A sua implementação será supervisionada pela INEA, a Agência de Execução para a Inovação e as Redes da Comissão Europeia.
Mais informações: INEA-Communication@ec.europa.eu
A data prevista de conclusão do projeto é 31 de dezembro de 2015.
Para mais Informações:
http://ec.europa.eu/portugal/comissao/destaques/20150302_ue_apoia_utilizacao_gnl_pt.htm