iMAGEM 1A Comissão Europeia convida os dirigentes locais, regionais e nacionais a apresentarem os seus conceitos e planos para projetos de implantação da banda larga nas suas comunidades, disponibilizando novos meios de financiamento e apoio através desta iniciativa.

Os pedidos devem ser enviados até 15 de outubro de 2014, sendo os melhores conceitos distinguidos com o «certificado de aprovação» da Comissão Europeia, beneficiando de acesso a um maior apoio.

«Comunidades Interligadas» é uma iniciativa abrangente para vários sistemas destinada a fazer beneficiar aglomerações, cidades, parcerias e operadores locais de banda larga do aconselhamento de que necessitam para ter acesso ao financiamento e desenvolver modelos empresariais adaptados suscetíveis de introduzirem a banda larga nas respetivas comunidades.

Os tipos de apoio disponíveis são os seguintes:

  • Resposta individual: avaliação inicial de um plano de banda larga local a fim de determinar que tipo de apoio pode ser prestado.
  • Assistência técnica do Banco Mundial: o Banco Mundial está a cooperar com peritos da Comissão Europeia que contribuem para o desenvolvimento de modelos empresariais e prestam aconselhamento sobre a forma como o seu projeto pode obter a dimensão necessária para ser elegível para financiamento privado ou público.
  • Banco Europeu de Investimento:A Comissão facultou ao BEI financiamento para o arranque, como parte do seuMecanismo Interligar a Europa, para conceder financiamentos adequados para projetos de banda larga, apoiados pelos bancos com notação de crédito AAA.
  • Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI): A UE disponibiliza 453 mil milhões de euros para todas as regiões até 2020. O acesso, e a qualidade e utilização das TIC (incluindo o investimento em banda larga), é, pela primeira vez, uma das principais prioridades para estas subvenções.
  • Auxílios estatais: A Comissão definiu regras especiais para para facilitar a concessão de auxílios estatais a favor da banda larga, em condições que não prejudiquem a concorrência. Registou-se um aumento significativo do montante de auxílios estatais concedidos por Estado-Membro nos últimos anos. Está agora disponível um manual para ajudar a solicitar auxílios estatais legais.

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/digital-agenda/en/node/70418