16 de Outubro de 2009 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo
Tags: BI nº5 30/10/09
A biblioteca digital “EU Bookshop” foi lançada a 16 de Outubro de 2009 na Feira do Livro de Frankfurt, oferecendo todas as publicações editadas desde 1952 pelo Serviço das Publicações, por conta das instituições, das agências e de outros organismos da União Europeia.
A digitalização de 12 milhões de páginas permite disponibilizar gratuitamente mais de 110 000 publicações da União Europeia.
Os arquivos do Serviço das Publicações constituem há muito tempo um verdadeiro manancial de história europeia. Publicações como a alocução proferida por Jean Monnet, Presidente da Alta Autoridade, perante a Assembleia Comum por ocasião da primeira sessão de Setembro de 1952 e o relatório geral sobre as actividades da Comunidade publicado em francês desde 1953, podem, de novo, ver a luz virtual do dia através da biblioteca digital do Serviço das Publicações. Quotidianamente, novas publicações se juntam a estas.
Segundo Leonard Orban, Comissário responsável pelo Multilinguismo “a biblioteca digital liberta a memória da União Europeia presa ao papel desde o seu início. Os milhões de páginas agora acessíveis a todos nas 23 línguas oficiais demonstram o empenhamento constante da União Europeia em preservar e promover a história da União na sua diversidade linguística”.
A biblioteca digital do Serviço das Publicações constituiu uma resposta a uma procura crescente de digitalização de publicações esgotadas. Em 2007, o Serviço das Publicações lançou um serviço PDF a pedido, mediante o qual os utilizadores podiam, segundo as suas necessidades, pedir a recuperação de publicações arquivadas e a sua digitalização. A procura foi tão grande que, em seis meses, o serviço estava saturado. Para melhor servir os utilizadores, decidiu se digitalizar os volumes mais consideráveis de todo o arquivo.
O resultado – menos de dois anos depois – é uma biblioteca electrónica de mais de 14 milhões de páginas em formato PDF, optimizado para a web, postas gratuitamente à disposição do público. Constituem esta biblioteca 12 milhões de páginas de publicações históricas digitalizadas e cerca de 2 milhões de páginas de publicações recentes.
Ao ritmo de 1600 novas publicações por ano, a EU Bookshop é uma fonte preciosa de informação em aproximadamente 50 línguas para cidadãos, jornalistas, profissionais da educação, estudantes, bibliotecários, editores e todos aqueles que se interessam pela Europa, oferecendo também a possibilidade de encomendar exemplares impressos.
O conteúdo da EU Bookshop vai igualmente tornar se acessível através de Europeana, um projecto de digitalização de grande número de importantes bibliotecas e arquivos nacionais europeus. A EU Bookshop completará, assim, as colecções nacionais de Europeana do ponto de vista das Instituições da União Europeia.
Para mais informações: