29 de Outubro de 2018 | 0 Comentários
Categorias: Boletim Informativo, Breves
Tags: BI nº4 31/10/2018, Breve Out/18
Portugal vence 2 prémios RegioStars na competição que seleciona os melhores projetos da Política de Coesão, galardoados numa cerimónia anual em Bruxelas.
O Museu Vista Alegre, em Ílhavo, Portugal, recebeu o prémio da escolha do público e o Centro de Negócios e Serviços Partilhados na cidade do Fundão, região Centro de Portugal, destacou-se na categoria «Apoio à transição industrial inteligente». Portugal acabou galardoado com dois dos seis Prémios RegioStars na edição 2018.
Os restantes vencedores encontram-se nas seguintes regiões:
- região de Helsínquia-Uusimaa, na Finlândia, com o projeto TeKiDe — Reciclagem de fibras têxteisVer esta ligação noutra línguaEN•••, premiado na categoria de «Transição para uma economia sustentável e com baixo teor de carbono» pelo fabrico de novos têxteis a partir de resíduos de algodão enquanto parte de uma plataforma biológica e circular que atrai investimento para a região;
- na região checa da Morávia-Silésia onde se galardoou o «Melhor acesso aos serviços públicos» com um programa de habitação social na cidade de Ostrava;
- a região espanhola de Múrcia, laureada na categoria «Responder ao desafio da migração» pela integração laboral e inclusão social de refugiadosVer esta ligação noutra línguaEN•••, um programa especial de integração na que ajuda os migrantes a encontrar o seu lugar na sociedade;
- e, por último, na categoria «Investir no Património Cultural», venceu o projeto de Nant GrttheyrnVer esta ligação noutra línguaEN•••, uma aldeia mineira abandonada na costa noroeste do País de Gales, que foi restaurada para ser um centro cultural.
A Comissária europeia da Política Regional, Corina Creţu, esteve presente na cerimónia anual que anunciou os vencedores dos Prémios RegioStars, premiando os melhores projetos da política de coesão deste ano.
À margem do evento, a Comissária europeia declarou: «Com estes convites à apresentação de projetos, estamos a transformar as cidades da UE em verdadeiros laboratórios para testar soluções que tenham potencial para melhorar a qualidade de vida em todas as cidades do mundo. E porque a segurança urbana e a segurança dos espaços públicos se tornaram uma preocupação crucial para os cidadãos, depois de termos sofrido trágicos ataques terroristas nos últimos anos, estamos a apoiar as cidades nos seus esforços para proteger os seus habitantes».
Para mais informações:
http://ec.europa.eu/regional_policy/en/regio-stars-awards/