Cientistas copyFrancisco Miguel Araújo, 17 anos, alcançou o segundo lugar da prova geral e o prémio de Honra com um projeto no domínio da Matemática. Receberá um prémio de 5 mil euros e uma entrada para assistir à cerimónia dos Prémios Nobel 2018.

Por outro lado, um grupo composto por João Maria Pinto Leite, Mário Ribeiro e Catarina Brandão, 18 anos, conquistaram o Prémio CarGill com um projeto no domínio do Ambiente.

Estão entre os 135 estudantes com idades entre os 14 e 20 anos provenientes de 38 países que apresentaram 88 projetos cobrindo diversos campos científicos na esperança de impressionar o júri internacional e ganhar um dos prestigiados prémios. Os vencedores partilham, no total, 57 mil euros em prémios monetários e outros prémios, tais como, visitas de estudo aos melhores centros científicos por todo o mundo para contactarem com cientistas de renome.

À margem do evento, Carlos Moedas, Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, declarou: «Felicito os vencedores pela qualidade dos projetos que apresentaram. Fico muito animado por ver tanto talento nestes jovens cientistas e inovadores. São sem dúvida o futuro da Europa. Com estas inovações e descobertas seremos capazes de enfrentar melhor os grandes desafios e garantir a prosperidade e bem-estar dos cidadãos europeus».

A cerimónia de entrega dos prémios é o culminar de três dias de atividades para celebrar os projetos destes jovens cientistas em competição e decorre a partir das 16h00 de Lisboa em direto no Facebook

Para mais informações:
https://ec.europa.eu/portugal/news/contest-young-scientists-eu_pt